Vamos ser amigas?

11:06


Oi gente, tudo bem? Cheguei inspirada hoje pra falar de um assunto que adoro discutir. O Feminismo. O que me inspirou a vir falar disso foi o programa Esquenta, que hoje (Domingo, 06) abordou esse tema. Todas as convidadas foram mulheres, e cada uma contou um pouquinho sobre suas experiências com o feminismo e suas campanhas para empoderar as mulheres.
Eu estava um pouco com o pé atras de fazer um post sobre o feminismo, porque é um assunto que eu tenho tanta coisa pra falar que acabo me perdendo (além de ser um assunto que muita gente revira os olhos porque não entende o que é e acaba fazendo um pré julgamento de que Feminismo é só um monte de mulher chata que fica reclamando). Então resolvi abordar um dos temas que envolve o feminismo e que eu achei que ficou faltando abordar no programa e que é uma coisa que é ensinada a nós meninas desde pequena: A competir umas com as outras.
Acho que um dos fatores que ainda faz com que o feminismo não seja tão forte é justamente essa cultura que passa pra gente que temos que competir e falar mal umas das outras pelas costas.
Quantas vezes você ja presenciou duas garotas falando mal de uma terceira pelas costas ou você ja foi uma dessas garotas? Quantas vezes você sentiu a necessidade de criticar ou não gostar de alguma colega de sala sem motivo nenhum? Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso pelo menos uma vez, mesmo com a voz da consciência nos dizendo que aquilo era errado e sem sentido.
O que eu posso dizer é que a culpa não é completamente nossa, nós somos ensinadas a ser assim, nós temos exemplos de mulheres assim todos os dias, seja na nossa casa, ou na novela ou filme passando na TV. Mesmo os filmes adolescentes voltados para meninas retratam esse tipo de inimizade, sempre tem aquele grupinho de meninas que tem rixa com outro grupinho simplesmente por ter. Sem ter explicação nenhuma.

"Se você quer ser meu namorado, tem que estar com minhas amigas
Faça durar para sempre, amizade nunca acaba"

Tem sempre também aquelas "piadas" que reforçam que mulheres são falsas como aquela historia de que "mulher não se veste para o homem, se veste para as outras mulheres", deixando a entender que as mulheres sempre tem a necessidade de competir e serem melhores umas que as outras.
Eu não posso me vestir pra mim mesma, não?
Isso acaba ficando com a gente conforme crescemos, aprendemos que devemos ter poucas amigas e que mulheres não são confiáveis, são invejosas e falsas.
Ta Mariana, mas por que ensinam isso pra gente? Simples. Pra começar a população feminina é muito maior que a masculina mas ainda assim quem manda (e oprime) são os homens. Agora me diz por que eles iriam ensinar as mulheres que elas devem ser amigas e se apoiarem? Essa é a receita para o empoderamento e a igualdade. O que a sociedade quer é que as mulheres briguem, falem mal e sejam falsas umas com as outras mesmo. Assim, enquanto as mulheres brigam, os homens continuam firmes e fortes apoiando uns aos outros e oprimindo a todos.
Assim, quando movimentos como o feminismo aparece sempre tem aquele grupo de mulheres que diz que não precisa do feminismo, que não odeia os homens, e não apoiam e nem querem saber de mulheres feministas. E isso acontece porque elas são ensinadas a não se apoiarem, além de não se interessarem em ir pesquisar sobre o que realmente é o feminismo. E não, apoiar o feminismo não quer dizer que você odeia os homens.

"Nunca me senti mais, mais viva

Eu tenho minhas garotas do meu lado
Se queremos, nós temos
Se precisarmos de dinheiro, nós fazemos
(...)
Vou para casa com que eu vim
E quem eu vim, não é você
Vou para casa com que eu vim
E vim com minhas garotas"
Mas como mudar isso?
Primeiramente e obviamente é parando de falar mal da roupa/cabelo/unha/relacionamento/vida/carreira da amiguinha. As atitudes devem começar de algum lugar, e porque não de nós mesmas? 
Devemos criar um hábito de apoiar e ser amigas umas das outras. Depois que você fizer disso um hábito seu comece a fazer o mesmo com as mulheres com as quais você convive. Repreenda quando sua amiga resolver fazer um comentário venenoso sobre outra amiga, mostre que aquela atitude não é legal. Isso faz com que  elas acabem percebendo o que estão fazendo e ensinando outras garotas e logo isso vai criando uma corrente e mais pessoas vão criando o habito de parar de falar mal de outras mulheres.
Eu mesma convivia com um grupo de amigas e a vida delas era falar mal de outras garotas. Das coisas mais fúteis como unhas e cabelo, até sobre o relacionamento da garota ou a familia dela. E lá  atrás, naquela época,eu ja percebia que isso era errado e sem sentido. Tentei explicar pra elas mas infelizmente não deu certo e sobrou até pra mim. Descobri que as garotas que eu considerava minhas melhores amigas falavam coisas horríveis não só sobre mim como sobre toda a minha familia.
Me afastei, conheci gente nova e sempre que alguém queria fazer algum comentario maldoso eu repreendia e acabou surtindo efeito. Hoje em dia tenho um grupo de amigos que gostam de falar sobre assuntos variados, menos dar pitaco na vida dos outros.
Então lembrem se de que na próxima vez que você conhecer outras mulheres as vejam como amigas em potencial e não inimigas das quais você deve falar mal assim que elas saírem de perto. Lembrem se de que juntas somos mais fortes <3.
Fico feliz de ver que hoje em dia existe vários exemplos de mulheres provando que existe sim amizade verdadeira entre as mulheres, sem inveja nenhuma. Afinal, se a pessoa é sua amiga a felicidade dela é a sua felicidade também. E quando você precisar de uma mão pra te ajudar você terá. Não tem espaço pra inveja e falsidade.
"É quem somos
Nós não precisamos de nenhuma camuflagem
Apenas mulheres
Gritos de batalha
E nós estamos decolando
(...)
Não precisamos de munição
Em uma missão
Agora vamos bater com a verdade
Divas,
Rainhas
Nós não precisamos de homens
(...)
Você acha que nós somos só coisas bonitas
Você não poderia estar mais errado
Permanecendo fortes
Nós continuamos
Nós continuamos seguindo em frente
Seguindo, sim
Não se pode parar um furacão
Moças, é hora de acordar, sim"

Esse meu bla bla bla todo se resume a uma palavra. Sororidade. Eu sempre pensei assim mas só descobri que tinha um nome a pouco tempo. A sororidade é um pacto entre as mulheres, onde elas se veêm como irmãs e se ajudam, independente de suas diferenças, ao invés de se odiarem e competirem.
Eu poderia continuar esse assunto por muito mais tempo, mas não quero cansar vocês então por hoje é isso, não sei se eu consegui explicar bem o que eu penso, mas espero que tenham entendido hahaha. E por favor, me contem a opinião de vocês também, vou adorar saber o que vocês pensam.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Amei você ter feito esse post, muito importante expor opinião assim como a sua, a conscientização da própria mulher sobre ela e sobre as outras que é imprescindível!
    Beijos.
    http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que bom que você gostou! Eu estava meio receosa de colocar esse post ao ar pq não é todo mundo que consegue entender ou interpreta o feminismo de um jeito errado ou maldoso. Espero que eu consiga fazer a mudança na vida de alguém, nem que for só um pouquinho. Obrigada pela visita, beijosss!!!

      Excluir
  2. Olá,
    Feminismo e algo que está me encantando mais a cada dia, então é sempre bom ver alguém abordando o tema ou algo que está inserido nele. Essa comeptição exacerbada é mesmo terrível, comentários maldosos que às vezes saem da nossa boca ou de pessoas próximas são coisas que estou tentando evitar e vetar, precisamos de mais compaixão umas com as outras, mais amor e compreensão.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ver que você esta conhecendo mais sobre o feminismo!Parar de fazer esse comentários maldosos fazem bem não só as aos outros mas a nós mesmos, começamos a ficar cercados de amigos ao inves de inimizades. Obrigada pela visita, beijosss

      Excluir
  3. Eu acho, que na verdade, as pessoas conhecem muito pouco sobre o Feminismo né?TODO mundo deveria ser desse movimento, uma vez que vivemos numa sociedade e não isolados num canto qualquer,não é mesmo?
    Precisamos um do outro.Precisamos ser amigos ou amigas, e acho que o movimento vem para reforçar isso..acredito que uma hora a humanidade vai se tocar e ver quanto tempo está perdendo com coisas sem importância.

    Amei seu post.Me fez pensar :)

    beeijos <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as pessoas precisam deixar o preconceito de lado e procurar um pouquinho mais sobre o movimento, assim é mais facil tentar alcançar uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa. QUe bom que gostou do post!! Beijosss!

      Excluir
  4. Flor, adorei a ideia do post, tá de parabéns, viu?
    Arrasou!!! Mto boa sua reflexão!!

    Adorei seu blog!
    Tô te seguindo!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  5. Eu odeio essa coisa de "ter" que competir com outras meninas.
    Isso já é um fator biológico: a fêmea sempre em busca do melhor macho
    para criar sua prole, para isso tendo que se mostrar melhor que as outras.
    Sim, acredito nesse fator, mas tb acredito na criação e na sociedade
    machista que enche nossas cabeças de besteira.
    Somos todos seres humanos, estamos todos aqui querendo ser felizes.
    Por que não fazer isso juntos? Falou tudo.
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa historia de "fator biologico" não cola muito pra mim, esse argumento vive sendo usado pra defender homens que traem com "ele apenas seguiu seus instintos" "homens tem instintos mais fortes". Pelo amor de deus! Somos todos seres racionais, em pleno século vinte e um essa historia não cola mais. Há tantas coisas que são fatores biologicos em nós mas não colocamos em pratica por viver sob as regras de uma sociedade.
      O que precisamos é parar de inventar desculpas e aprender a apoiar uns aos outros, mas ta dificil hahahahaha
      Beijosss

      Excluir

Gostou? Me conte aqui!